-
Arquitetos: CHYBIK + KRISTOF ASSOCIATED ARCHITECTS
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Laurian Ghinițoiu
Descrição enviada pela equipe de projeto. CHYBIK + KRISTOF anunciam a conclusão da Estufa de Mendel, uma homenagem ao trabalho do cientista e abade Gregor Mendel e sua contribuição para a ciência, cultura e humanidade. A nova Estufa foi projetada em diálogo direto com a estufa original do século XIX da Abadia de São Agostinho em Brno, República Checa, onde Mendel conduziu seus experimentos pioneiros. Depois de ser varrida por uma tempestade nos anos 1870, a histórica estufa é reinventada por CHK como um pavilhão de genética, comemorando o 200º aniversário do nascimento de Mendel.
Construída em frente ao cenário da Abadia centenária, a nova estrutura estabelece uma importante conexão entre memória e contemporaneidade à serviço da sua comunidade. Enquanto o projeto altamente complexo destaca a história e o patrimônio locais, a Estufa se torna simultaneamente um novo espaço público para fortalecer o diálogo social local, combinando inovação com respeito ao patrimônio da cidade.
A nova Estufa projetada por CHK continua o legado da Abadia como centro de ciência e cultura, atendendo a vários propósitos de sua comunidade. Com uma estrutura totalmente em vidro e paredes laterais totalmente expostas, a estrutura abre-se completamente para a vegetação, evitando barreiras visuais e convidando os visitantes a se conectarem com sua herança e descobrir o mundo da genética. Primordialmente dedicada à exposição permanente do legado de Gregor Mendel, a Estufa se adapta às necessidades atuais de sua comunidade e está aberta a vários eventos culturais, como conferências internacionais, palestras e exposições.
Inspirando-se nos materiais de arquivo e na forma original do volume, o projeto de CHK sustenta o valor patrimonial da estrutura, replicando sua essência e adaptando-a simultaneamente a uma narrativa contemporânea. Seguindo o plano original do solo, a nova estufa se encaixa perfeitamente no tecido urbano existente, já que a reinterpretação dos arquitetos ecoa a orientação, forma e telhado distintos da estufa. Uma novidade estética, simbólica, mas também funcional, é a estrutura de telhado em aço que foi inspirada nas três leis de Mendel. Os nós e ramos que constituem a armação de aço estão em diálogo direto com suas leis, em particular a da segregação hereditária. Revelada pela transparência da cobertura de vidro, a estrutura tanto incorpora quanto expõe a contribuição inegável de Mendel para a ciência moderna através de uma solução projetual.
Desde a utilização de materiais simples, econômicos e recicláveis, como o aço, até a instalação de sistemas de refrigeração e aquecimento de baixo carbono pela estrutura oculta de bombas de calor, a estufa segue o compromisso da CHK de criar um projeto sustentável e ecologicamente correto. Um sistema oculto de bombas de calor, sombreamento e aquecimento, localizado no subsolo, revela o funcionamento sustentável da edificação, dependendo de suas sombras ajustáveis e persianas embutidas para garantir resfriamento e ventilação natural no verão e aquecimento no inverno, espelhando e revisitando as propriedades reguladoras de uma estufa.
Localizada no coração da área histórica de Brno, República Checa, a estufa restaurada por CHK serve como um lembrete físico da interação e conexão entre ciência e fé, revivendo a comunidade através de um diálogo social inclusivo com a preservação das histórias traçadas nos remanescentes físicos da área.